Brasili Segurança

Vigilância Feminina

Acompanhando tendências internacionais, a Brasili Segurança conta com um departamento de Vigilância Feminina.

A atuação de mulheres no ramo de vigilância e segurança tem crescido ano após ano, devido a oferta de empregos que tem crescido nesta área ainda pouco explorada por mulheres. É essencial que as vigilantes femininas estejam presentes em locais que possuam público feminino, pois somente as vigilantes tem o poder de revistar as cidadãs, para que não se sintam violadas com a revista realizada pelo vigilante masculino. Locais como boates, mercados e shopping, costumam ter a presença de segurança feminina, pois estas são mais pacientes para lidar com situações adversas, além destes locais possuíram maior público feminino.

Segurança feminina especial pretende manter vigilantes femininas em diferentes locais para a realização de revistas que somente podem ser feitas em mulheres. As vigilantes recebem o mesmo treinamento que todo os vigilantes da empresa, conhecem os mesmo procedimentos de protocolo de ação e formação profissional.

A mulher é essencial em locais com presença feminina onde apenas estas podem fazer revistas. Mas sua atuação pode se estender a escolas, condomínios, segurança pessoal, etc.

Os membros da vigilância feminina recebem o mesmo treinamento que os homens, defesa pessoal, armamento, munição, tiro, noções de legislação, primeiros socorros, combate a incêndios, mas recebe uma ênfase especial a postura já que o comportamento é o principal em um profissional desta área.

Especialistas em vigilância feminina fazem notar que as mulheres possuem uma visão mais ampla, são mais cuidadosas e pensam mais antes de atirar. Também citam casos em que vigilantes femininas imobilizaram agressores ao invés de baterem neles ou o atingirem com um disparo.

É importante também um aprimoramento cultural, caso o mesmo seja necessário com aulas de português, história e até inglês, especialmente em casos que o setor de atuação seja a segurança pessoal ou eventos internacionais.

A ação das vigilantes

Além das vigilantes efetuarem a revista em bolsas buscando objetos que possam ser cortantes, itens furtados ou algum tipo de droga ilícita que não deve permanecer no estabelecimento, como um bom exemplo das boates que realizam a revista no momento da entrada do evento, estas também possuem um maior raciocínio no momento emergencial de inibição do perigo, são mais alertas ao que acontece ao redor, com observação minuciosa, e preferem a imobilização de um indivíduo que se apresenta contraventor do que o disparo de sua arma. Ainda é pequeno o número de mulheres que atua na supervisão de uma equipe de vigilantes, elaborando estratégias de emergência, distribuindo vigilantes pelo local ou alertando com relação aos protocolos de ação que devem ser realizados, isso ainda é devido aos cursos de extensão que devem ser concluídos, o que tomaria o tempo destas mulheres que ainda cuidam de suas casas e famílias.

O Treinamento

O treinamento dado as vigilantes femininas é o mesmo treinamento ministrado aos vigilantes masculinos, que incluem como principais disciplinas a defesa pessoal, o treinamento relacionado a ferramenta principal de trabalho que é o armamento, a munição e a habilidade no disparo de tiros, outras disciplinas importantes são as noções de primeiros socorros que auxiliam o cidadã em casos de emergência, o combate a incêndio, as noções de legislação e a postura durante o expediente, sendo a postura cobrada em dobro para as mulheres vigilantes, devido a reação das pessoas ao criticarem uma mulher atuando como vigilante.

Vigilante feminina Vigilância feminina Vigilância feminina Vigilância feminina armada Vigilante feminina armada

BRASILI SEGURANÇA DE VALORES LTDA.
Fortaleza: Rua Carlos Barbosa, 151 – Papicú - 85 3262.2800
Juazeiro do Norte: Rua Rafael Malzone, 1504 - 88 3512.1638
Sobral: Rua Alcântaras 198 - Junco - 88 3611.0000
brasili@brasiliseguranca.com.br
© Brasili Segurança 2013 topo ↑ Pluspixel
Fim